segunda-feira, 12 de abril de 2021

Games online: Audiência de streamings cresce durante a pandemia

José Diogo Cascon

Fonte: live.tt/pt

Em 11.11.20


Com anúncios e inclusão, as transmissões de games online agora fazem parte da rotina de jogadores pelo Brasil


Nos últimos anos, o mercado de games cresceu no Brasil. A Twitch, maior plataforma de streamings do mundo divulgou nas redes socias que a audiência das streams cresceu 100% desde março, apenas no Brasil. Com isso, a indústria de transmissões de games pegou carona nesse movimento, se tornando parte da rotina diária dos gamers. As streams são um segmento em ascensão, potencializado ainda mais pela pandemia. Seja uma stream de IRL (sigla em inglês para “Vida Real”) onde o streamer apenas conversa com o chat ou de algum jogo recém-lançado, as streams crescem a cada 
dia.

Crescimento da pesquisa "jogo on-line" no Google,
pico foi no começo da pandemia

Imagem: live.tt/pt



Com esse crescimento, o streamer itajaíense de 25 anos Renato Costa se aventura por esse novo mercado. Com o apelido de “AstraSlade”, ele transmite lives de RPG, mas principalmente o MOBA (sigla em inglês para Arena de Batalha Multijogador Online) League of Legends. Apelidado de “Lolzinho” nas transmissões, é o jogo com maior audiência nas plataformas de streaming, além de ser o esporte eletrônico mais popular do mundo. Renato era apenas mais um espectador de transmissões do jogo: “Depois de certo tempo comecei a fazer transmissões pra amigos e assim foi indo…”, afirma. 

Renato transmite streams na Twitch. Fundada em 2011 como um spin-off da Justin.TV, foi comprada pela Amazon em 2014 por 970 milhões de dólares. Segundo André Vailati, essa aquisição foi importantíssima. “Ter ao lado uma das maiores empresas de tecnologia, especializada em streaming e artificial, faz uma grande diferença”. Além disso, o fator remuneração também é primordial para o streamer.
 

Além disso, marcas aproveitam o crescimento do setor para fazer anúncios. A estudante do Ensino Médio Jullia Jargas fez das transmissões parte de sua rotina. “Vejo de uma até uma hora e meia de stream por dia”. Ela prefere as transmissões de react – onde o streamer assiste algum vídeo e o espectador assiste à reação dele. Marcas como a própria Amazon usam desse artifício para anunciar produtos. streamer Alazonka por exemplo, fez um react patrocinado da série The Boys, recém lançada no serviço Prime Video. André explica que esse movimento é “o famoso não existe almoço grátis”. As plataformas de streaming são um espaço para anunciantes. Quando alguém transmite uma live jogando, está direta ou indiretamente anunciando aquele jogo. 

Esse novo segmento veio para ficar. Potencializado pela pandemia, as streams fazem parte da rotina de boa parte dos jovens. A cada dia surgem novos streamers inovando, interagindo e anunciando. Um novo tipo de mídia que quer dar entretenimento ao espectador, proporcionando números ilimitados de opções.

A pandemia, os games e o crescimento da Twitch

José Diogo Cascon

Fonte: https://live.tt/pt

Em 11.11.2020



Criada em 2011, a Twitch sempre foi líder do segmento de streams e lives, especialmente de games


O sucesso, consolidado no ano de 2013, resultou na compra da plataforma pela Amazon já no ano seguinte, iniciando uma nova era para os streamers e para a Twitch.

Entretanto, nada se compara ao que aconteceu em 2020. Com a pandemia, que forçou uma parcela enorme do mundo a ficar dentro de casa, a Twitch alcançou números impressionantes. Em 2020, a plataforma cresceu 120% em termos de audiência. São mais de 2 milhões de viewers todo mês. Isso é inédito na história da plataforma, que mantinha desde 2019 uma média de menos de 1 milhão de viewers mensais.

Mais do que a Twitch propriamente dita, o interesse por jogos eletrônicos duplicou durante a quarentena. Em 2020, diversos recordes de audiência foram batidos. O streamer de Counter-Strike, Gaules, bateu seu próprio recorde com 390 mil viewers em Julho. 

A Riot Games, proprietária do jogo League of Legends, também passou a marca de 200 mil acessos (recorde Brasileiro que perdurou por mais de 3 anos) com a final do campeonato Brasileiro de League of Legends. Em Junho de 2020, o evento de estreia do Playstation 5, console de jogos eletrônicos da Sony, acumulou cerca de 6 milhões de viewers simultâneos, se somarmos os que acompanharam pela Twitch.tv e pelo Youtube Live.


Live do streamer Rafael Lange, que utiliza o apelido "Cellbit" na internet.

Imagem: br.pinterest.com


Muito Além dos Games

Apesar da Twitch não ser mais a única plataforma viável para streaming de jogos após a entrada do Facebook Gaming, em termos de audiência sobra pouco espaço para comparação. Além disso, a plataforma da Amazon entendeu o momento e ampliou consideravelmente seu leque de streamers: Música, culinária, jogos de mesa, RPG. Em anúncio feito em Agosto, a Twitch divulgou que novos parceiros estavam chegando, tais como os cantores Pitty, Emicida e os DJ’s do Tropkillaz. Um dos novos parceiros de maior sucesso, Marcelo D2 faz não somente lives de música, mas também “streama” no final de semana programas de culinária, como o “Almoço dos Crias”, onde recebe sua família para fazer um almoço dominical sob os olhares da sua live. D2, inclusive, foi além e gravou junto com seus viewers um novo álbum totalmente remoto, desde a mixagem, inclusão de samples e finalização: tudo feito ao vivo na Twitch. 

No contexto de pandemia, a Twitch foi casa de diversas ações beneficentes e solidárias, como o CBOLÃO, evento realizado pelo streamer @baiano e que atingiu mais de 120 mil views simultâneos, além de mais de 150 mil reais arrecadados que foram doados para a ONG Médicos Sem Fronteiras. No Natal de 2019, mesmo antes da pandemia, o streamer americano Dr. Lupo arrecadou mais de 2 milhões de dólares, o que ratifica não só o engajamento massivo dos viewers mas também a propensão a doações e contribuições, feature canônico da Twitch.

Ainda pouco ativada por anunciantes e marcas, a Twitch se tornou um dos canais mais assertivos para se comunicar com o público dos jogos. É raro encontrar ações na plataforma, sendo que a inserção mais comum é a promoção do próprio mercado de games, com jogos recém lançados e afins, além de patrocínios como de energéticos e snacks inseridos no layout da live dos parceiros. A escassez de ativações de marcas tem vários motivos, desde a falta de uma boa formatação por parte da Twitch até a ausência de um suporte ativo e prestativo em português, mas os streamers (que aqui também podemos chamar de influenciadores) são opções acessíveis e que podem ter grande peso na estratégia de comunicação de diversas marcas que queiram estar em contato com o universo gamer ou de outros universos que vêm crescendo na plataforma. 

Games online: Audiência de streamings cresce durante a pandemia

José Diogo Cascon Fonte: live.tt/pt Em 11.11.20 Com anúncios e inclusão, as transmissões de games online agora fazem parte da rotina de joga...