Criada em 2011, a Twitch sempre foi líder do segmento de streams e lives, especialmente de games
Entretanto, nada se compara ao que aconteceu em
2020. Com a pandemia, que forçou uma parcela enorme do mundo a ficar dentro de
casa, a Twitch alcançou números impressionantes. Em 2020, a plataforma cresceu
120% em termos de audiência. São mais de 2 milhões de viewers todo mês. Isso é
inédito na história da plataforma, que mantinha desde 2019 uma média de menos
de 1 milhão de viewers mensais.
Mais do que a Twitch propriamente dita, o interesse por jogos eletrônicos duplicou durante a quarentena. Em 2020, diversos recordes de audiência foram batidos. O streamer de Counter-Strike, Gaules, bateu seu próprio recorde com 390 mil viewers em Julho.
A Riot Games, proprietária do jogo League of Legends, também passou a marca de 200 mil acessos (recorde Brasileiro que perdurou por mais de 3 anos) com a final do campeonato Brasileiro de League of Legends. Em Junho de 2020, o evento de estreia do Playstation 5, console de jogos eletrônicos da Sony, acumulou cerca de 6 milhões de viewers simultâneos, se somarmos os que acompanharam pela Twitch.tv e pelo Youtube Live.
Live do streamer Rafael Lange, que utiliza o apelido "Cellbit" na internet. Imagem: br.pinterest.com |
Muito Além dos Games
Apesar da Twitch não ser mais a única plataforma viável para streaming de jogos após a entrada do Facebook Gaming, em termos de audiência sobra pouco espaço para comparação. Além disso, a plataforma da Amazon entendeu o momento e ampliou consideravelmente seu leque de streamers: Música, culinária, jogos de mesa, RPG. Em anúncio feito em Agosto, a Twitch divulgou que novos parceiros estavam chegando, tais como os cantores Pitty, Emicida e os DJ’s do Tropkillaz. Um dos novos parceiros de maior sucesso, Marcelo D2 faz não somente lives de música, mas também “streama” no final de semana programas de culinária, como o “Almoço dos Crias”, onde recebe sua família para fazer um almoço dominical sob os olhares da sua live. D2, inclusive, foi além e gravou junto com seus viewers um novo álbum totalmente remoto, desde a mixagem, inclusão de samples e finalização: tudo feito ao vivo na Twitch.
No contexto de pandemia, a Twitch foi casa de diversas ações beneficentes e solidárias, como o CBOLÃO, evento realizado pelo streamer @baiano e que atingiu mais de 120 mil views simultâneos, além de mais de 150 mil reais arrecadados que foram doados para a ONG Médicos Sem Fronteiras. No Natal de 2019, mesmo antes da pandemia, o streamer americano Dr. Lupo arrecadou mais de 2 milhões de dólares, o que ratifica não só o engajamento massivo dos viewers mas também a propensão a doações e contribuições, feature canônico da Twitch.
Ainda pouco ativada por anunciantes e marcas, a Twitch se tornou um dos canais mais assertivos para se comunicar com o público dos jogos. É raro encontrar ações na plataforma, sendo que a inserção mais comum é a promoção do próprio mercado de games, com jogos recém lançados e afins, além de patrocínios como de energéticos e snacks inseridos no layout da live dos parceiros. A escassez de ativações de marcas tem vários motivos, desde a falta de uma boa formatação por parte da Twitch até a ausência de um suporte ativo e prestativo em português, mas os streamers (que aqui também podemos chamar de influenciadores) são opções acessíveis e que podem ter grande peso na estratégia de comunicação de diversas marcas que queiram estar em contato com o universo gamer ou de outros universos que vêm crescendo na plataforma.
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