segunda-feira, 12 de abril de 2021

Games online: Audiência de streamings cresce durante a pandemia

José Diogo Cascon

Fonte: live.tt/pt

Em 11.11.20


Com anúncios e inclusão, as transmissões de games online agora fazem parte da rotina de jogadores pelo Brasil


Nos últimos anos, o mercado de games cresceu no Brasil. A Twitch, maior plataforma de streamings do mundo divulgou nas redes socias que a audiência das streams cresceu 100% desde março, apenas no Brasil. Com isso, a indústria de transmissões de games pegou carona nesse movimento, se tornando parte da rotina diária dos gamers. As streams são um segmento em ascensão, potencializado ainda mais pela pandemia. Seja uma stream de IRL (sigla em inglês para “Vida Real”) onde o streamer apenas conversa com o chat ou de algum jogo recém-lançado, as streams crescem a cada 
dia.

Crescimento da pesquisa "jogo on-line" no Google,
pico foi no começo da pandemia

Imagem: live.tt/pt



Com esse crescimento, o streamer itajaíense de 25 anos Renato Costa se aventura por esse novo mercado. Com o apelido de “AstraSlade”, ele transmite lives de RPG, mas principalmente o MOBA (sigla em inglês para Arena de Batalha Multijogador Online) League of Legends. Apelidado de “Lolzinho” nas transmissões, é o jogo com maior audiência nas plataformas de streaming, além de ser o esporte eletrônico mais popular do mundo. Renato era apenas mais um espectador de transmissões do jogo: “Depois de certo tempo comecei a fazer transmissões pra amigos e assim foi indo…”, afirma. 

Renato transmite streams na Twitch. Fundada em 2011 como um spin-off da Justin.TV, foi comprada pela Amazon em 2014 por 970 milhões de dólares. Segundo André Vailati, essa aquisição foi importantíssima. “Ter ao lado uma das maiores empresas de tecnologia, especializada em streaming e artificial, faz uma grande diferença”. Além disso, o fator remuneração também é primordial para o streamer.
 

Além disso, marcas aproveitam o crescimento do setor para fazer anúncios. A estudante do Ensino Médio Jullia Jargas fez das transmissões parte de sua rotina. “Vejo de uma até uma hora e meia de stream por dia”. Ela prefere as transmissões de react – onde o streamer assiste algum vídeo e o espectador assiste à reação dele. Marcas como a própria Amazon usam desse artifício para anunciar produtos. streamer Alazonka por exemplo, fez um react patrocinado da série The Boys, recém lançada no serviço Prime Video. André explica que esse movimento é “o famoso não existe almoço grátis”. As plataformas de streaming são um espaço para anunciantes. Quando alguém transmite uma live jogando, está direta ou indiretamente anunciando aquele jogo. 

Esse novo segmento veio para ficar. Potencializado pela pandemia, as streams fazem parte da rotina de boa parte dos jovens. A cada dia surgem novos streamers inovando, interagindo e anunciando. Um novo tipo de mídia que quer dar entretenimento ao espectador, proporcionando números ilimitados de opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Games online: Audiência de streamings cresce durante a pandemia

José Diogo Cascon Fonte: live.tt/pt Em 11.11.20 Com anúncios e inclusão, as transmissões de games online agora fazem parte da rotina de joga...